Leaky gut… você sabe o que é ?

Atualizado: 20 de abr.

Intestino permeável = leaky gut



Em um intestino saudável ocorre a maior digestão e absorção de nutrientes, mas quando sua barreira é modificada ocorre má absorção de nutrientes e "vazamento" de bactérias, toxinas, do intestino para os tecidos, que chamamos de intestino permeável, leaky gut. 🧬

.

Uma microbiota alterada associada ao intestino permeável pode desencadear alergias, doenças autoimune, fadiga crônica ou até mesmo depressão. 🤧🤒🤕

.

👉🏻Diabetes, hipertensão, obesidade e a velhice tendem a ter uma alteração na microbiota intestinal e portanto tendo a integridade da microbiota alterada, esta por sua vez, influencia na gravidade daqueles que se infectaram com a COVID-19, podendo desencadear diarréia ou disfunções em órgãos.

.

✅ Sugere-se que a suplementação de probióticos e a ingestão de fibras podem auxiliar na melhora da saúde intestinal dos pacientes com COVID-19.

✅ No entanto, afirmo que a microbiota intestinal deve ser cuidada antes mesmo de qualquer patologia específica ter sido instalada, tendo em vista seu grande poder em modular nossas respostas a qualquer estímulo externo.

🟢 E ainda, o processo de digestão inicia-se pela boca, mastigando devagar, em atenção plena. 🧘‍♀️

.

Cuide da sua!🤗

.

📚 Kim HS. 2021. Do an altered gut microbiota and an associated leaky gut affect COVID-19 severity? mBio 12:e03022-20. https:// doi.org/10.1128/mBio.03022-20.



1 visualização0 comentário