top of page

Dieta cetogênica



Você já deve ter ouvido falar na dieta cetogênica. Pois bem, vou te explicar um pouco mais sobre ela.


A dieta cetogênica consiste em induzir corpos cetônicos no sangue, por meio da redução da ingestão de carboidratos, que se limitam <50g por dia ou <10% da ingestão total de carboidratos.


Os corpos cetônicos (ou seja, acetoacetato, acetona e β-hidroxibutirato (BHB) são produzidos a partir dos ácidos graxos livres(gorduras) que foram produzidos nas mitocôndrias das células do fígado. Ou seja, o seu corpo ao invés de utilizar a glicose proveniente dos carboidratos para produzir energia, ele utiliza a gordura como fonte de energia.


Essa baixa ingestão de carboidratos induz uma mudança metabólica em que há uma maior dependência de ácidos graxos, necessários para a produção de corpos cetônicos, demonstrando assim que ela aumenta as taxas de oxidação de gordura durante o exercício.


O que iríamos comer se fizéssemos essa dieta?

  • Gordura vegetal e animal

  • Proteínas

Ultraprocessados, como sorvetes, biscoitos, etc.. são excluídos dessa dieta.


A curto prazo, o que podemos esperar?

Ela pode auxiliar para reduzir a massa total e gordura corporal em indivíduos que realizam treino de resistência. Apesar disso, esse tipo de dieta pode prejudicar o ganho de massa muscular e desempenho induzidos por treinamentos de resistência.


Pra quem não serve essa dieta?

Para indivíduos que já sofrem com constipação, pois ela tende a piorar os sintomas, podendo ainda ocasionar sonolência e náuseas. E, principalmente, não serve para pessoas que são da turma do carboidrato, pois pode gerar muito estresse devido a baixa ingestão desse macronutriente da dieta.


Sempre que quiser fazer uma dieta, procure um profissional Nutricionista para te auxiliar.


Valenzuela, P.L.; Castillo-García, A.; Lúcia, A.; Naclerio, F. Efeitos da combinação de uma dieta cetogênica com treinamento de resistência sobre composição corporal, força e poder mecânico em indivíduos treinados: uma revisão narrativa. Nutrientes 2021, 13, 3083. https://doi.org/10.3390/nu13093083



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page